Tenho me revoltado muito com as publicações de pais na Internet (Youtube/Facebook/etc) em que pais divulgam crianças sofrendo (chorando, assustadas, caindo...).
Quem são esses seres humanos que enquanto o(a) filho(a) chora e precisa de colo, afago, carinho se preocupa em ficar com um celular na mão para gravar a criança sofrendo, para depois divulgar como se fosse engraçado?
Os pais tem DEVER de proteger seus filhos, na medida do que é possível. Nem sempre estaremos na vida deles, mas enquanto podemos, devemos.
A Internet criou várias facilidades... eu poder conversar com vocês... podermos rever amigos de longa data... ou encontrar novos!
Mas como e com qual idade devemos liberar/monitorar os recursos da rede? Afinal, não faz sentido priva-lo(a) desse recurso que será parte da vida dele(a) para sempre, pessoal e profissionalmente (minha opinião pessoal).
Busquei várias fontes, e abaixo o que encontrei:
1- Estabeleça horários de uso e as regras
Uma das regras até por volta dos 16-18 anos (dependerá da maturidade do(a) pimpolho(a) é ter acesso a todas as senhas das redes sociais e deixar claro que você as vasculhará.
Com a detecção da maturidade do adolescente a "invasibilidade" pode ser retirada e será uma prova de confiança entre você e seu (sua) filho (a).
Veja aqui quais os sinais de maturidade.
2-Sempre deixe o computador em local visível e sempre dê uma "passadinha" por ali
Tente ser discreto(a) na hora de chegar, há vários recursos que os (as) pequenos (as) rapidamente aprendem para fechar janelas rapidamente.
3- Use o Windows Live para monitorar a navegação da criança
4- Use o Zuggi, um buscador na web, específico para crianças que bloqueia sites impróprios. Gratuito!
5- Deixe claro o que é PEDOFILIA, seus perigos e como detectá-la.
Indique que qualquer contato suspeito deve ser comunicado e observado por você.
Avise que não devemos aceitar o convite de qualquer pessoa, e sim de pessoas que conhecemos pessoalmente ou nos são indicadas pela escola, amigos ou familiares.
Oriente que qualquer contato excessivo, que o tempo todo insista para obter informações pessoais, são suspeitas.
6- Ensine que nem tudo que está nas redes sociais é VERDADE.
Explique claramente que antes de reproduzir uma informação é importante avaliar a fonte e a veracidade. Deixe claro que em caso de dúvidas você sempre estará a disposição para ajudar!
7- PRIVACIDADE
Deixe claro que senhas, endereços pessoais, da escola e/ou virtuais, NUNCA preencher questionários/formulários online sem sua aprovação, NÃO compartilhar fotos com desconhecidos, NUNCA aceitar encontrar "novos amigos" feitos online sem a sua presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário