segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Andar de carro é divertido,mas tem de ser seguro: da cadeirinha até o cinto de segurança!

Quando eu era criança andávamos sem cinto de segurança, as crianças muitas vezes iam no porta malas (especialmente do fusca)... Por que mudou? Porque o mundo mudou!
Os automóveis são mais velozes, as ruas, estradas e demais vias mais lotadas e nós aprendemos com os nossos próprios erros, como em tudo na vida.
Quando eu estava no 5º/6º da Faculdade de Medicina, os anos que chamamos de "internato" nos quais começamos a atuar sob supervisão de professores e preceptores,o cinto de segurança não era obrigatório. Lembro-me da quantidade, e gravidade, das lesões nos acidentes de trânsito... :-(
Um caso que me marcou profundamente foi de um garoto de 3 anos de idade que morava na nossa unidade semi-intensiva desde o 1º mês de vida. Ele estava no colo da mãe, indo para sua primeira consulta pediátrica, quando foi vítima de um acidente automobilístico e ficou tetraplégico, dependente do aparelho de respiração mecânica, comendo por via de sonda gástrica (introduzida diretamente no estômago)... e nunca mais foi para casa até morrer por complicações infecciosas...
Então, a minha coluna hoje é em homenagem a ele.
1- A cadeirinha é OBRIGATÓRIA desde a saída da maternidade
Não é por causa da multa, não é por causa dos outros, você decidiu ser pai/mãe e portanto é responsável pela segurança desse(a) serzinho(a) que o Universo te entregou.
Primeira coisa na hora de adquirir uma: a marca deve ser certificada pelo IMETRO, cheque antes de comprar, usando a expressão "dispositivo de retenção para crianças" na guia "Buscar".
Segundo: cheque o tamanho da cadeirinha e o espaço traseiro do seu carro para não deixá-la "colada" nos bancos da frente. NUNCA COLOCAR A CADEIRA NO BANCO DA FRENTE!!
Terceiro: não se preocupe com a "cabecinha" ficar "caída". Não fará mal para a criança. Mas, se te incomodar há apoios de pescoço que podem ser usados.
2-Tipo de cadeira versus idade
Cada idade e peso necessita de uma proteção diferente. 
Basicamente: 

  • Até 1 ano de idade –bebê conforto instalado de costas para o banco do motorista;
  • De 1 a 4 anos de idade – cadeira para auto;
  • De 4 a 7 anos e meio de idade - assento de elevação, o booster;
  • A partir dos 7 anos e meio – no banco traseiro com o cinto de segurança.


Para saber mais consulte o Guia da Cadeirinha site  Criança Segura.
3- Como sempre: VOCÊ É O EXEMPLO
Isso vale para tudo. Nenhuma criança aceita verdades absolutas que só valem para ele(a) e não para os pais. Se você, seu/sua parceiro(a) e os caronas não usarem o cinto, por que ele/ela tem de usar?
Exija de todos estarem nos sues devidos lugares, com os cintos, para que você ligue o carro! (Minha mãe odeia isso!)
4- Aproveite o passeio de carro para dar as primeiras lições de segurança no trânsito
Vá contando as regras dos semáforos (vermelho, amarelo, verde), o uso da faixa de pedestres, a importância de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Quando vir algum comportamento incorreto (alguém atravessando entre os carros e/ou embaixo das passarela e não nelas) aponte o erro e comente o risco. Aproveite para criar um cidadão consciente e seguro. 
5-Quando permitir o uso do banco da frente?
Essa resposta vai dar briga, mas até os 13 anos lugar de criança é no banco de trás. (Veja mais em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa08.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário