quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O calor está chegando, vamos desagasalhar nossos bebês?

Porque ninguém merece ser cozido...

Sempre foi motivo de piada na família a minha capacidade de dar foras. Tenho a língua mais rápida do que o cérebro... Essa semana aconteceu de novo. Estava um calor respeitável, do tipo cerveja > piscina > sombra, quando cheguei na escolinha. Eram mais ou menos 5 horas. A Bia chega de short e camiseta (bem aberta) e descalça (se bem que para isso, não precisa estar calor...). Quando sai uma menininha uns 2 ou 3 anos mais nova do que ela (sou péssimo para estimar idade sobretudo das mulheres...) toda encapotada. Sapato fechado, meia, calça comprida (de um tecido visivelmente invernal), blusa, casaco e (pasmem) gorro! Eu olhei para a cena e falei para a assistente "tira tudo isso pelo amor de deus!" A professora toda sem graça me explica que eram ordens da mãe. Eu pergunto, "mas quem é essa louca?" Ela estava atrás de mim...


Agora falando sério: os perigos do excesso de agasalho.

Se agasalhar pouco uma criança (sobretudo um bebê) pode ser prejudicial à sua saúde, agasalhar demais pode ser muito mais perigoso. 
Bebês até os 6 meses não possuem seu sistema termorregulador maduro, portanto se agasalhados de menos poderão ter a temperatura corporal reduzida (hipotermia) ou se agasalhados em excesso sua temperatura poderá subir além do normal (hipertermia). Em ambas situações ocorrem alterações metabólicas perigosas para a criança. 


Febre ou hipertermia?


A hipertermia não é uma febre. A febre é uma alteração da temperatura corporal, induzida pelo nosso termostato natural: o hipotálamo.
O hipotálamo é uma pequena estrutura localizada na base do cérebro. Ele tem a função de regular diversos aspectos da nossa fisiologia. Na vigência de um processo inflamatório (que pode ser induzido por uma infecção, por um tumor, por uma doença reumática...) são liberadas substâncias chamadas pirógenos. Os pirógenos vão mudar a regulação do hipotálamo, que induzirá o corpo a produzir mais calor (constrição dos vasos da pele, maior atividade muscular com tremores, maior queima de glicose...). 
Já na hipertermia, normalmente há uma dificuldade na perda do calor, por temperaturas muito altas, excesso de roupas, excesso de sol (que pode provocar hipertermia até em adultos).
A melhor maneira de saber se o seu bebê está excessivamente agasalhado. Se a barriga estiver muito quente há algo errado.

E aí? Que roupa coloco nele?


De acordo com Descartes "O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
Ora, se não nos agasalhamos demais por que entuchar os pequenos de roupa?

A melhor medida é 1 agasalho a mais do que você está usando: Se vc está na praia de sunga ou bikini a criança deverá estar no máximo com uma camiseta ( e na sombra por favor...). Assim não se corre o risco de errar.