Em reuniões de pais & mestres ou festinhas infantis costumo ouvir conversas acaloradas sobre quem tirou, ou não, fraldas/mamadeiras/chupetas (e outras conquistas do amadurecimento). O tom de competição é evidente: que criança é mais inteligente/esperta/evoluída? que família é mais competente?
Cada criança é um INDIVÍDUO, que evolui, cresce, se desenvolve e ganha maturidade no seu ritmo. É importante que isso seja reconhecido para:
1- saber o que esperar de cada criança em cada estágio e poder diagnosticar/suspeitar de problemas com intervenções rápidas,
2- não exigir da criança uma atitude/comportamento que ela não tem maturidade
Então, o que qual é a diferença entre desenvolvimento e maturidade? Quando devemos nos preocupar?
DESENVOLVIMENTO: expressão qualitativa referente a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades que vão permitir que a criança realize coisas novas, ou aumentar a sua habilidade em funções já adquiridas. Por exemplo: locomover-se: engatinhar, andar com apoio, andar sem apoio, andar sem apoio e com bastante equilíbrio... e correr.
Depende do crescimento (capacitação biológica: altura, peso, presença de dentes, etc...), evolução psicológica e do ambiente e estimulação.
MATURIDADE: associação entre o crescimento físico e a conquista de ferramentas psicológicas/emocionais para aquisição de habilidades e execução de determinadas atividades, e/ou aprimora-las.
Por que isso é importante?
Porque podemos forçar o processo de APRENDIZAGEM da criança, rotulá-la de "devagar", "super dotada" ou qualquer outro rótulo;ou pior usar recursos para acelerar esse processo - sem respeitar o desenvolvimento/maturidade da criança criando angústia e ansiedades desnecessárias.
Se a criança ainda não tem maturidade para, por exemplo, desfraldar, ela não será capaz de APRENDER a usar o vaso/penico; porque não tem habilidade/condições de fazê-lo.
APRENDIZAGEM: É a evolução do comportamento ou conduta adquirido através das novas experimentações, e das suas repetições, que depende do DESENVOLVIMENTO e MATURIDADE de cada criança, que por sua vez dependem das suas condições neuropsicológicas e do ambiente (estímulo, cultura da família e da comunidade).
Seu filho pode andar aos 11 meses, mas só conseguir desfraldar completamente à noite com 5 ou 6 anos, e reconhecer as letras aos 2 anos... Cada conquista é individual, não compare-o com outras crianças. Estimule, mas não force. Observe e em caso de dúvidas, pergunte ao seu pediatra e/ou ao psicopedagogo da escola.
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