quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Escolhendo a escola ideal

Cada família e cada criança tem suas necessidades, valores e estilo de vida, mas para escolher uma escola alguns passos são fundamentais:
1- leia sobre os métodos de ensino, assim você poderá procurar uma escola que reflita o que a família acredita e como ela se comporta:
    a) vocês são mais rígidos ou preferem se expressar mais?
    b) vocês são religiosos?
    c) vocês priorizam o conteúdo e preparação para o mercado de trabalho ou o desenvolver da                   curiosidade e o pensamento autônomo e questionador?
    d) como vocês lidam com o tema diversidade? Que tipo de valores a família tem? São os da escola         e da comunidade em que ela está inserida?
    e) que tipo de inclusão é praticada pela escola? Deficientes físicos, intelectuais, crianças especiais?
        E social? Como são tratadas as questões de gênero, raça e escolhas sexuais? Quanto isso é    
        importante para vocês?
2- visite as escolas e observe:
     a) o comportamento das crianças: elas parecem felizes?
     b) o espaço físico: há áreas livres e verdes? há espaços fechados para dias de chuva? há recursos              de segurança nos brinquedos? os banheiros são adaptados ao tamanho das crianças? como é o              refeitório? o tamanho das salas são suficientes? elas são arejadas? há laboratórios de ciência,                informática, música? Como são as práticas de esportes e línguas? Passeios, atividades culturais,
         cursos extra-curriculáres?
     c) as famílias: os pais se dizem satisfeitos? A comunidade que formam é participativa ou apenas
         cordial? A comunidade que formam tem valores semelhantes aos da sua família?
     d) quantos educadores por criança ( 0 a 2 anos: máximo 8 crianças/profissional, 3 anos: 15, 4-5                anos: 20)? Qual a formação dos educadores? Eles são carinhosos? Como as crianças são
         recebidas? Como são chamados os educadores (pelo nome, de senhor/senhora, de tia/tio?)    
         Como eles se mantém atualizados? Há psicopedagogo (a) para orientar necessidades
         individualizadas?
     e) como é o cardápio? E (se for o caso) quais alimentos são oferecidos na cantina da escola?
     f) como lida com as questões como desfraldamento, higiene bucal, uso de medicamentos,            identificação de sintomas? Em casos leves a criança pode frequentar a escola, ou sempre será afastada?  Em casos de acidentes e emergências, qual hospital de referência, como e quem é responsável pelo transporte e condução do problema até os pais chegarem?
3- Como a escola lida com a disciplina? É a mesma linha da família? É importante que a criança não receba mensagens contraditórias em casa e na escola.
4- Como a escola identifica as situações de medo, raiva e tristeza? Como comunica aos pais novas situações como estas? Estão preparados para reconhecer problemas do desenvolvimento e aprendizagem, como dislexia, dificuldades de visão, audição ou fala? Como lidam com a situação?
5- Como o desempenho é avaliado? Qual a periodicidade? Como estabelece a comunicação com a família para corrigir problemas?
6- Qual a distância de casa? Há transporte público ao redor? Há transporte privado credenciado?
7- Como é controlada a entrada e saída da criança? Como é reconhecido o responsável? Como são as regras caso uma nova pessoa tenha de ir buscá-la?
8- Lição de casa? Quanto? Como deve é orientada a participação dos pais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário