quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Racismo, deparei e sofri com ele pela primeira vez...

Racismo, deparei e sofri com ele pela primeira vez...


Durante o intervalo entre Natal e Ano Novo eu, meu marido (ambos brancos) e minha filha (negra) ficamos no mesmo hotel de sempre, em Atibaia.
Alguns funcionários ao se lembrarem da gente perguntavam sobre a minha filha "a senhora é mãe daquela moreninha que sabe nadar, não é?" E quando eu respondia "Não, sou mãe daquela menina negra que sabe nadar", ficavam com cara de "Nossa, dona, eu só estava tentando ser gentil e não chamar a menina de negra".... Pior, a maioria que perguntava ou usava a expressão "moreninha" era de negros e/ou mulatos! Claramente eles não demostravam orgulho da sua cor.... Quando mulheres todas (realmente todas) tinham cabelo alisado....
As pessoas ainda acreditam que usar a palavra NEGRO (A)  para definir um "afrodescendente" é ruim, mas desde que a minha filha chegou em casa a minha maior preocupação foi que ela aprendesse a ter orgulho de ser NEGRA! Valorizar o tom da pele, o cabelo...
Canto para ela "preta, preta, pretinha" do Morais Moreira... A defino como a "menina mais linda do mundo, com pele de chocolate, olho de jabuticaba, dentes de leite e boca de morango" e ela adora repetir isso para todo mundo. Quando ela está com a prima diz que ela é "chocolate preto" e a prima "chocolate branco". Ela vai a um cabeleireiro especializado em cabelo "afro" e usa produtos específicos, meu marido é o responsável por todos aqueles produtos e sempre diz que ela tem os "cachinhos mais lindos do mundo", ela adora!
No mesmo hotel ela foi tentar brincar com 3 garotinhas e quando disse que queria ser a Elza (do Frozen) ouviu de uma delas "Você não pode porque não tem cabelo liso, nem a cor certa". Depois disso a menina impediu que as duas outras interagissem com a minha filha. Quando eu fui dizer para ela que isso era "mal-educado" e que "com a imaginação a gente pode ser qualquer coisa" a garota foi chorando reclamar para a mãe que veio tirar satisfações... Uma mulata de cabelos alisados casada com um mulato um pouco mais claro...
Como uma criança aprende a ser racista? Ouvindo os comentários dos pais! Esse casal claramente não se considerava "afrodescendente" e faziam comentários pejorativos sobre a cor da pele e o tipo de cabelos dos negros... Fiquei embasbacada e triste.
E você como se refere aos negros na frente do seus filhos? Você chama o cabelo afro de "cabelo ruim" ou "pixaim"? Aos negros como "morenos"? Que tipo de valores você passa, as vezes sem perceber, por hábito cultural aos seus filhos?

7 comentários:

  1. CAra, q triste isso!!!
    Fico muito triste em ler relatos assim...Eu não"vejo" diferença entre negros e brancos,somos todos humanos e faço questão de passar esses valores para o Thomas.
    Por um mundo menos preconceituoso,só nos resta educar a nova geração!
    bjs
    cArol

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que vc relatou,e atualmente esta surgindo um novo tipo de preconceito com o cabelo do negro, alem de ruim,pixaim como dizem, agora não se pode mais alisar os cabelos o negro é livre pra ter ou usar o tipo de cabelo que quiser e mulheres negras na sua grande maioria, o nome negrinha foi usado de uma forma pejorativa em sua infância para ataca- las, que em muitas ficou quase que um trauma digo isso por experiência própria, que ao se depararem com uma criança negra principalmente se a mãe for branca por medo de ofender ou serem mal interpretada e acabam usando termos como "moreninha", nem sempre é racismo do negro contra negro ou a não aceitação própria, o que existe e muito mas tem casos que se uma funcionaria mulata, chegar para uma mulher branca e dizer sua filha é aquele, negra ou negrinha que sabe nadar, meu Deus ela vai ficar embasbacada e dira onde já se viu vc é negra e tem preconceito contra sua própria cor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir