Com as crianças isso também é verdade. Por volta dos 4 anos, os pequenos já querem se vestir sozinhos e escolher suas roupas.
Pesquisa feita pela Universidade de São Paulo, no Brasil, a moda para as crianças não é "escolher um look" ou reproduzir as passarelas, para os pequenos é uma forma de conhecer melhor o seu corpo e seus gostos, ainda em formação. As escolhas das crianças refletem as regras da comunidade que elas se inserem e as regras de conduta que estão sendo comunicadas a ela. Esses fatores são a base do comportamento, valores e gostos das pessoas.
Minha experiência pessoal sobre identificação com ídolos/personagens
Os personagens de histórias, filmes, desenhos, livros e os ídolos/personalidades que as crianças passam a admirar influenciam essas escolhas e os comportamentos das crianças.
Minha filha Beatriz passou a querer bater com bonecos nas pessoas e chama-las pelas suas características físicas... Mas, como? Ela nunca observou este comportamento na escola e/ou em casa... E então, eu descobri! Os desenhos animados da Turma da Mônica! Foi uma surpresa, os personagens do Maurício de Souza f(um cara que considero gênial, sou grande admiradora do seu trabalho) foram parte da minha vida, a vida inteira e eu não tinha observado o contexto:
- A Mônica resolve tudo agredindo os colegas;
- O Cebolinha ofende a Mônica verbalmente o tempo todo (Gorducha, dentuça...)...
Com 3 anos a minha filha não estava pronta para entender o contexto e relativiza-lo... Então, assisti os filminhos com ela indicando como os comportamentos eram errados. Depois aos poucos fui trocando os desenhos para aqueles que falavam sobre o valor da amizade, da boa educação e etc...
Quando a minha ficar mais velha e mais madura vai voltar a assistir a Turma da Mônica, mas com ferramentas emocionais suficientes para fazer julgamentos, entender contextos, fazer escolhas e reproduzir - ou não - comportamentos.
Ainda bem que hoje em dia podemos usar a tecnologia para apresentar e permitir o acesso às informações! Como será que faziam quando só tínhamos a televisão?
Primeiro temos de ajudar os nossos filhos a aprender a se vestir:
- Inicialmente escolha roupas com elásticos e velcros; deixe zíperes, botões e cardaços para depois;
- Coloque as roupas sobre a cama na ordem que elas devem ser vestidas, ajuda a entender a sequência;
- Escolha calcinhas e/ou cuecas com faixas contrastantes na cintura e/ou pernas. Ajuda a criança a acertar os buracos!
- Ensine (em tom de segredo só entre vocês) truques como, por exemplo, deixar a etiqueta sempre para trás, que as estampas das camisetas ficam para frente, o fecho do sapato para o lado de fora e o biquinho dele mostra aonde tem de estar o "dedão".
- Estimule e NÃO REPREENDA quando eles errarem. Faça uma piada e mostre como colocar a roupa corretamente. (Seu maluquinho.... risos...que engraçada essa ideia de colocar as duas pernas no mesmo buraco das calças, mas acho que vai ser difícil passar o dia pulando igual ao saci... vamos arrumar?)
Navegando na internet encontrei uma mãe corajosa em relação a esse assunto: ela deixou que o filho escolhesse a roupa que ela iria usar! Veja o resultado clicando aqui
Como fazer para a sua filha não sair vestida de short jeans, botas de chuva cor de rosa e a camisola da pequena sereia de alcinhas em um dia super frio? Ou seu filho não ir a um casamento vestido de Hulk?
- Escolha algumas peças, adequadas ao clima e a ocasião, e deixe que a criança escolha qual delas quer usar. Cuidado para não dar opções demais. Um bom número são 2 ou 3 camisetas, 2 ou 3 calças/shorts/saias, 2 ou 3 calcinhas/cuecas, 2 ou 3 sapatos...
- Explique enquanto separa porque esta escolhendo essas peças. ("Hoje está um frio congelante, temos de escolher roupas bem quentinhas.")
- Aceite as escolhas estranhas de vez em quando... não faz mal ir a um restaurante vestida de Branca de Neve ou vestido de Homem de Ferro! (Você também não adoraria se divertir assim?) A fantasia e o faz-de-conta são essenciais para desenvolver a imaginação.
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